Grupo de Tabagismo

Na manhã desta terça-feira, dia 26 de maio, tivemos mas uma reunião do nosso Grupo de Tabagismo, contando sempre com apoio da equipe do Consultório Vede, mas desta vez, também, com a presença da equipe de Odontologia, na presença do Dentista Roberto Barros e da Auxiliar de Saúde Bucal Mônica.

O tema da reunião foi nas causas não letais no uso do cigarro, do quanto isso é prejudicial no longo prazo, acarretando em doenças e complicações graves. Foram exibidos vídeos  com depoimentos reais de pessoas prejudicas pelo fumo, também houve troca de experiências entre os participantes. Além disso, também uma uma breve palestra para os pacientes que aguardavam atendimento no acolhimento.

Vacinação a Escola

Na manhã desta sexta-feira, dia 15 de maio, nossas equipes foram até a Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo para fazer um mutirão para a vacinação das crianças, participaram dessa membros das Equipes Campo e Ponte, além das Técnicas de enfermagem.

A ação tinha por objetivo, atualização da carteira de vacinação, além de aplicar a vacina contra a gripe. Para poder se vacinar, as crianças tinha de estar acompanhadas de suas cadernetas de vacinação, além de uma autorização previamente assinada pelos responsáveis. Foram vacinas crianças de todas as faixas etárias que estavam presentes, desde a pré-escola, até as crianças das turmas mais avançadas.

Saúde Bucal na Escola

Na manhã desta quinta-feira, dia 14 de maio, nossa Equipe de Odontologia foi até a Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo, para promover uma ação sobre saúde bucal, com foco na escovação, estiveram presentes a Dentista Caroline e a Auxiliar de saúde Bucal Mônica.

A Equipe foi até as salas demonstrando a maneira correta da escovação, enfatizando a importância da higiene bucal, inclusive da escovação sempre após as refeições. Houve não apenas demonstração, mas também avaliação e prática para orientação da forma correta da escovação. Os alunas também receberam kits de higiene bucal contendo, creme dental, escova e fio dental.

Encontro Sobre Menopausa

Na tarde de quarta-feira, dia 06 de maio, aconteceu um encontro do grupo de Menopausa, que contou com a presença das ACS das Equipes Campo e Ponte, além da psicóloga Julia, a Diretora Guiomar, da Gerente da Estratégia de Saúde da Família Ana Paula e da Farmacêutica Silvana.

Além da nossa equipe local, contamos também com a ilustre presença de ACS (Agentes Comunitárias de Saúde) da Clínica da Família Nélio de Oliveira. Após uma breve apresentação das equipes, foi realizada uma discussão sobre os cuidados durante a menopausa, com compartilhamento de casos, vivências e experiências exitosas relacionadas ao acompanhamento e manejo desse período.

Grupo de Gestantes e Puérperas

Na manhã desta quarta-feira, dia 29 de abril, tivemos um encontro do nosso grupo de gestantes e puérperas, com a presença da enfermeira da Equipe Campo, Loraine, que palestrou para as mãe e futuras mães que estiveram presentes e com apoio dos ACS (Agente Comunitário) Alberto e Viviane.

O tema foi sobre métodos contraceptivos, tais como, preservativos feminino e masculino, diafragma, DIU (Dispositivo Intrauterino), além das pílulas, todos são oferecidos pelo SUS. Houve também uma roda de conversa com troca de experiências, já que a maioria das participantes são mães de primeira viagem. Também foi mostrado o Plano de Parto e como isso pode ajudar as futuras mamães.

Saúde na Escola

Na manhã desta sexta-feira, dia 17 de abril, nossa equipe de Saúde da Família foi até a Escola Municipal Joaquim Manoel da Macedo para realizar uma etapa do PSE (Programa de Saúde na Escola), com participação das ACS (Agentes Comunitárias de saúde) Rita e Gabriela, além da educadora física da Academia Carioca, Simone.

O tema da vez foi o aleitamento materno e alimentação saudável. Como o público alvo da vez foram as crianças da pré-escola, a abordagem escolhida foi um palestra e forma de teatrinho, um maneira leve e lúdica, que chamou bastante a atenção dos pequenos, gerando bastante interação e interesse. Foi abordado a importância do aleitamento materno, alimentação saudável com diversidade de legumes e verduras.

TRA na Escola

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de abril, a equipe de odontologia foi até à Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo com o objetivo de realizar vigilância ativa de saúde bucal nas crianças e,  também, para procedimento de TRA (Tratamento de Restauração Atraumático), contando com o apoio da ACS Paula e da Enfermeira Loraine.

Foram realizadas avaliações e orientações de higiene bucal em 122 crianças. Dentre elas, 9 apresentaram indicação para tratamento restaurador atraumático (TRA). Em 5 crianças, os procedimentos de TRA foram realizados mediante autorização dos responsáveis, totalizando 10 elementos dentários restaurados. Além disso, 14 crianças serão agendadas para atendimento na Unidade de Saúde.

Grupo de Gestantes e Puérperas

Na manhã desta última segunda-feira, dia 23 e março, tivemos um encontro com as gestantes e puérperas de Paquetá, no auditório de nossa unidade, nesta reunião estiveram presentes a enfermeira da Equipe Ponte Marina e as ACS (Agentes Comunitárias de Saúde) Gabriela e Paula, que receberam as mães e futuras mães com muito carinho, inclusive os bebês que estiveram presentes.

Nesta reunião, o foco foi na amamentação, para além das orientações básicas, quanto a importância tanto para o bebê quanto para a mãe, também foi discutido e debatido o quanto isso também é um tabu e estigma para mães que, por qualquer razão, não modem amamentar, mas também foi lembrado que amamentação não é apenas o ato da criança ficar no peito, mesmo a mamadeira com fórmula também é um ato de amamentação.

Também foi alado da importância da doação do leite materno, para quem tem condições, claro.

Cine Debate Sobre Violência Contra a Mulher

Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de março, tivemos em nosso auditório o Cine Debate, como março tem o Dia Internacional da Mulher, o tema escolhido foi a violência doméstica contra a mulher, para ajuda a ilustrar o tema foi exibido o minidocumentário “Mulheres Que Inspiram Outras Mulheres”.

Com a presença do Assistente Social Charles, da Psicóloga Julia e da Educadora Física da Academia Carioca, Simone, após a exibição as participantes puderam debater sobre os relatos vistos e os tipos de violência, pois não existe apenas a violência física, agressões verbais e psicológicas também existem e são extremamente preocupantes, por isso é importante conhecer exemplos, para que se posso identificar esses sinais de maneira precoce.

Vigilancia de Odontologia na Escola

Na manhã na última quinta-feira, dia 12 de março, as crianças da Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo receberam a visita da equipe de odontologia, desta vez a turma escolhido foi a do segundo Maternal, das crianças na faixa etária dos 4 anos.

A equipe foi composta pela dentista Carolina, a auxiliar de saúde bucal Mônica e também o Agente Comunitário de Saúde Leonardo. Houve uma breve avaliação em todos as crianças, orientações básicas enfatizando a importância da escovação, demonstrando para os pequenos como fazer. Houve também a distribuição de kits com fio dental, escova e creme dental.