Grupo de Tabagismo

Na última sexta-feira, dia 06, aconteceu a primeira reunião do grupo de tabagismo do mês de setembro, que contou com a presença de profissionais de diversas áreas como, ACS (Agente Comunitário de Saúde), farmacêutica e profissionais das terapias complementares, todos empenados nessa importante luta contra o tabaco.

Mesmo sendo um assunto sério, as reuniões sempre se dão em tom leve e descontraído, onde não apenas os profissionais têm voz, mas os participantes também são convidados a falar e trocar suas experiências pessoais. Essa troca é importante, pois faz com que os profissionais conheçam melhor a realidade de cada um e traçar uma melhor estratégia para combater o tabagismo.

A palestra foi principalmente focada em formas de combater a vontade de fumar, como cortar hábitos que levem ao fumo, muitos fumantes combinam o hábito de fumar com alguma coisa coisa, como, por exemplo, o hábito de tomar café, ou puxando para a realidade dos moradores da Ilha de Paquetá, fumar antes de embarcar e ao sair da estação, ao chegar na ilha. Nesses casos a estratégia é substituir ou combinar um desses hábitos com outra coisa, para desassociar da necessidade do tabaco.