Grupo de Shantala

No dia de ontem, quinta-feira, dia 25 de abril, em nosso auditório, aconteceu o grupo de Shantala. Aproveitamos essa oportunidade para conversar com os nossos profissionais sobre essa prática e como podemos orientar as nossas mães a oferecer um conforto diferenciado ao seu filho e filha.

Tita, referência em Prática Integrativa e Complementar em saude ( PICs), da nossa área programática, esteve presente e pôde enriquecer ainda mais essa e outras discussões.

A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Querala no Sul da Índia, porém, sabe-se que chegou ao Brasil no ano de 1978. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada massageando seu bebê. Seu nome era Shantala e residia em Calcutá.

Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala. Na Índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.