Reunião sobre Turismo de Base Comunitária

Na última segunda-feira, dia 11 de novembro, o auditório de nossa unidade recebeu a reunião da Ação Formativa Estruturante (AFE), nomeada “O Turismo de Base Comunitária (TBC) e suas Potencialidades na Ilha de Paquetá”. Trata-se da 2ª AFE voltada ao Eixo da Economia Popular na Ilha de Paquetá, do Projeto de Educação Ambiental da Baía de Guanabara (PEA-BG), que é uma medida de mitigação do Licenciamento Ambiental Federal exigida pelo Ibama.

A reunião teve a presença das analistas ambientais Layla Tunala e Marilia de Oliveira, também da coordenadora pedagógica Gabrielle Araújo, todas do PEA-BG, além de, claro, moradores e representantes de associações locais. Além da apresentação do projeto, os moradores também tiveram oportunidade de debater as propostas, apresentando um olhar mais intimista, por estarem mais familiarizados com o ambiente local, bem como tirar dúvidas que iam surgindo ao logo da reunião.

O Turismo de Base Comunitária tem como premissa a manutenção das características socioculturais tradicionais da comunidade. Por ser uma atividade que considera o modo de vida, a culinária e o artesanato local, ele se insere no Eixo da Economia Popular. Uma vez que utiliza de ativos que o próprio território possui para tal e é empreendido pela própria comunidade, o TBC é uma estratégia para promover o desenvolvimento comunitário, a partir do estímulo de ações colaborativas.