Territorialização – AP 1.0 Paquetá

Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, foi feita a Oficina de territorialização para os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) da Ilha de Paquetá. O território de Paquetá tem toda uma peculiaridade, frente a outros territórios não apenas da AP 1.0, por ser uma ilha e por estar geograficamente isolada do continente. Isso permite uma facilidade no reconhecimento do território, já que as mudanças são mais limitadas.

Os ACS tiveram um treinamento de como identificar seu território, para melhor trabalhar suas estratégias de melhor atender a população. O processo de mapeamento é feito com a ferramenta Google Earth Pro, que foi apresentado aos Agentes, mostrando também todas as possibilidades da ferramenta, não apenas como o mapeamento da área, como também a possibilidade de adicionar marcadores, para indicar informações importantes de cada Micro Área.


A oficina foi ministrada pelo responsável da Otics-Rio Paquetá, Leonardo Tiburcio, que além de ensinar as ferramentas e tirar duvidas sobre elas, mostrou também a importância do bom mapeamento e do reconhecimento do território, pois isso facilita o trabalho dos Agentes, faz com que eles conheçam melhor seu território e sua população, suas dificuldades e facilidades, bem como agiliza e facilita a identificação para ações direcionadas em suas respectivas áreas.